Quinta-feira , Setembro 19 2024

Por que Temos um umbigo?

Cada um de nós tem um formato de umbigo diferente. O cordão umbilical é a linha de vida que conecta o feto no útero à mãe. Ele é um tubo que liga as duas extremidades. O feto recebe oxigênio e nutrientes da mãe através deste tubo e cresce no útero. 

O feto também passa excrementos como urina para o sangue da mãe através deste tubo.

Esses dutos ainda estão ligados ao nascimento.

Mas uma vez fora do útero, eles não são mais necessários para respirar e urinar. Por esse motivo ao nascer, o cordão umbilical é cortado e aos poucos vai se tornando o umbigo. Sendo assim, o umbigo é um vestígio da ligação com a mãe com o filho(a).

Por que há um gergelim no umbigo

O gergelim de umbigo pode parecer gergelim, mas na verdade é lixo. Como o umbigo é rebaixado, é fácil acumular lixo ao redor dele.

O umbigo fica depois que o cordão umbilical, que não é mais necessário, é removido no nascimento. 

Quando o feto está no útero da mãe, ele absorve oxigênio e nutrientes através do cordão umbilical. Ele é cortado quando nasce e, depois de cortada, fica amassado como uma cicatriz.

A medida em que se vai crescendo e o umbigo não é limpo, a sujeira vai se acumulando nele. Isso é normal, não a com o que se preocupar.

É uma boa ideia lavá-lo com cuidado ao entrar no banho para que a sugeira no umbigo não se acumule.


Lembre-se, tome muito cuidado ao limpar, pois se pegar com as unhas, as bactérias podem entrar por lá, por isso é preciso ter cuidado! Chame seu pai ou sua mãe para lhe ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *