Quinta-feira , Setembro 19 2024

Animais e peixes morrem de mares e rios poluídos?

Em 1988, mais de 17.000 focas morreram de uma só vez no Mar do Norte, cercado pela Suécia, Alemanha e Reino Unido.

Depois de investigar a causa, descobriu-se que era uma doença infecciosa causada por um vírus, mas também existe a possibilidade de que existam outros motivos. 

O Mar do Norte é um mar fechado cercado por terra e ilhas. Por muito tempo, os países costeiros despejaram PCBs e outros produtos químicos altamente tóxicos, que se acumularam nos corpos das focas e enfraqueceram sua resistência a doenças.

Quase todos os anos, em algum lugar do mundo, um navio-tanque sofre um acidente e muito petróleo bruto é derramado no mar. Quando o óleo derramado atinge as penas de uma ave aquática, ela se torna incapaz de voar e morre. 

Acidentes como esse acontecem muitas vezes. Uma pequena quantidade de matéria orgânica, como restos de comida contidos em águas residuais domésticas, não é um problema, mas se aumentar, a quantidade de oxigênio na água diminuirá e os peixes que não puderem respirar morrerão. 

Não é incomum que peixes e mariscos morram por causa das marés vermelhas e algas verde-azuladas, que são geradas anormalmente pelo plâncton nos mares e rios.

Não apenas animais e peixes, mas também pessoas estão adoecendo ou morrendo por causa da contaminação dos mares e rios. No Brasil, muitas pessoas morreram de doenças relacionadas à poluição, como a doença respiratórias causadas principalmente pela poluição do ar. E há pessoas que ainda sofrem por causa dessas doenças.

Veja também

A água subterrânea também está poluída?

As águas subterrâneas são águas pluviais e fluviais que penetram no solo e se acumulam …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *