Quinta-feira , Setembro 19 2024

O que acontece quando as florestas tropicais são destruídas? (desmatamento)

As florestas tropicais, apelidadas de “os pulmões verdes da terra”, absorvem muito dióxido de carbono e liberam oxigênio. O dióxido de carbono é a causa do aquecimento global.

Teme-se que a perda das florestas tropicais, que ocupam cerca de metade da superfície da Terra, reduza a quantidade de dióxido de carbono absorvida pela atmosfera, acelerando ainda mais o aquecimento global.

Também provoca a desertificação, que é um dos problemas ambientais. Quando você vê florestas tropicais na TV ou em revistas, parece que a terra é fértil porque há muitas árvores gigantes crescendo lá. 

Mas nas florestas tropicais, os nutrientes são armazenados nas árvores e o solo é pobre. 

O solo carregado de nutrientes é fino e as árvores grandes não têm raízes profundas. Portanto, quando a chuva forte cai depois que a árvore se foi, o solo é lavado e a terra se torna uma terra onde nenhuma grama pode crescer. 

Em outras palavras, se você destruir uma floresta tropical e deixá-la como está, ela pode se tornar um deserto.

A floresta amazônica é considerada como a maior floresta tropical que existe no mundo inteiro e e tem uma gigantesca biodiversidade.

A fauna amazônica é motivo de orgulho para todo nós brasileiro. A Amazônia abriga 85% das espécies de peixe da América do Sul.

Veja também

Existe muitos animais em risco de extinção?

O Livro Vermelho da IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza), publicado em 2022, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *