Quinta-feira , Setembro 19 2024

Por que minha respiração fica branca em dias frios?

Resposta: Porque o vapor de água em sua respiração esfria e se transforma em água.

Em uma manhã de inverno, quando vejo minha respiração ficar branca depois de dizer “Haa”, sinto que está frio novamente hoje. 

Por que minha respiração parece branca em dias frios, mesmo que eu não consiga vê-la quando estou falando?

O vapor de água (gás) em sua respiração é resfriado pelo ar circundante e se transforma em água (líquido), dando-lhe uma aparência branca.

Vamos olhar mais de perto. Em primeiro lugar, nosso corpo substitui constantemente a água e expelimos a água do corpo não apenas pela urina e fezes, mas também pela pele e pela expiração. No caso de expiração , aproximadamente 400 mL de água são expelidos como vapor de água por dia .

A temperatura da respiração é de 35-37°C, que é próxima da temperatura do corpo . Por outro lado, não é incomum que as temperaturas no inverno caiam abaixo de 10°C . Como resultado, o ar exalado é rapidamente resfriado pelo ar circundante.

Quando a temperatura cai e a respiração não consegue mais reter o vapor, ele se transforma em água (condensação).

No entanto, para que o vapor de água se condense, ele precisa grudar em algo. Estas são pequenas partículas de poeira chamadas “aerossóis”. 

As gotículas de água são criadas quando uma série de pequenas gotículas de vapor de água colidem em torno de um aerossol flutuando no ar. Esta coleção de gotas de água parece branca.

Há lugares na Terra onde é tão frio que sua respiração não fica branca. Esse lugar é a Antártida. A razão é “porque o ar é limpo”.

 Acima, escrevi que um aerossol é necessário para que o vapor de água se condense em água. O que exatamente são esses aerossóis?

Poeira soprada pelo vento, gás vulcânico da atividade vulcânica, cristais de sal no mar, pólen de plantas, gases de exaustão de fábricas e automóveis, etc. 

Na Antártida, coberta de gelo e com pouca atividade humana, deve haver pouca poeira, pólen e aerossóis dos gases de escape.

Diz-se que existem mais de dezenas de milhares de aerossóis por 1 cm na atmosfera das cidades Brasileira. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *